Rede Neutra: uma forma de compartilhar recursos e evitar investimentos duplicados

Você já ouviu falar sobre Rede Neutra?

A Rede Neutra é uma infraestrutura passiva, que pode ser compartilhada para a prestação de serviços de telecomunicações por diferentes prestadores e provedores de conectividade e serviços de internet. Sua infraestrutura é composta por cabos de fibra óptica.

Mais Fornecedores e opções

A Rede Neutra permite a otimização dos recursos, evitando repetidos investimentos em infraestrutura na mesma área, além de trazer vários benefícios. Com ela, as prestadoras e provedores de serviços concentram seus investimentos em suas ofertas e não na construção ou manutenção de infraestrutura.

Tendência no Brasil e no Mundo

Montar a infraestrutura de telecomunicações é um investimento muito alto. Sendo assim, a Rede Neutra viabiliza a oferta de serviços sem a necessidade de criar uma nova infraestrutura de telecomunicações.

É uma ótima opção para empresas pequenas e startups, que entram no mercado oferecendo novos serviços e livres para focar na qualidade e na inovação.

Este modelo tem sido uma tendência no mundo para otimizar os investimentos.

“Com a expansão da conectividade de internet no país, a tendência é que a Rede Neutra se estenda para diversas localidades, permitindo que mais prestadoras e provedores de conectividade e serviços internet possam expandir suas áreas de atuação”, comenta Eduardo Parajo, CEO da Durand.

O Futuro da Rede Neutra

As Redes Neutras são importantes para a expansão da conectividade à internet, pois permitem que a tecnologia seja implantada de forma mais ágil. Este modelo abre possibilidades para novos serviços como IoT, segurança e comunicações críticas, que ganham força em diversos mercados.

Segundo Parajo, o futuro da Rede Neutra é expandir para otimizar investimentos. No Brasil, foram criadas leis para proteger a neutralidade da rede e, assim, beneficiar tanto os usuários quanto os negócios.

“Se analisarmos que várias empresas já investiram em infraestrutura no mesmo lugar e se desde o começo tivéssemos o conceito do compartilhamento, possivelmente hoje teríamos mais localidades com infraestrutura.  Vamos ver se o conceito de Rede Neutra de fato é acessível a todos que querem utilizá-lo, com preços, condições isonômicas e regras não discriminatórias, permitindo transformar o mercado de Internet no país”, explica Parajo.

No Brasil, existem algumas empresas comercializando suas redes no modelo Neutralidade em operação, como Fibrasil, Vtal, IHS e outras que já estão surgindo.

Compartilhe:

1996 – 2022 Durand do Brasil

Todos os direitos reservados